Delícias gastronômicas

Se tem uma coisa que fez com que eu me apaixonasse pela Itália, no geral, foi a comida. Todo dia é uma coisinha diferente, um pão crocante, um queijo “sei-lá-do-que”, uma fruta, um sorvete, uma torta… Já tive diversas experiências, uma bem diferente da outra, mas o que todas elas tiveram em comum foram a excelência da cozinha italiana.

Para não ser muito chata e só ficar falando sobre delícias que eu comi por aqui, resolvi compartilhar com vocês algumas receitas preparadas pela Elisabeth e que eu já comi e super aprovei (não vou passar a receita do ravioli caseiro recheado de espinafre e ricota, desculpa, esse você terá que vir provar).

Primeira coisa importante para se saber sobre as receitas vegetarianas dela, não são nada absurdas e difíceis de fazer, ela pega todas as receitas em alguns sites que ela gosta e em diversos livros (nunca vi tanto livro de receita vegetariana na minha vida e em tantas línguas como aqui). Portanto, basta fazer com carinho, seguir a receita e a intuição (que as vezes muda um pouco a receita) e fazer com amor que vai ficar tudo gostoso.

A primeira receita é de um dos blogs que ela usa que chama Green Kitchen Stories e é escrito por um casal super divertido que manda bem em muitas receitas. Eles tem um livro também chamado “The Green Kitchen” que vale a pena ter. Sem mais delongas, a receita é de uma Torta de Espinafre e Queijo Feta com massa de Aveia (clica no link pra ver a foto e a receita dessa belezura, pois eu não tive tempo de tirar foto da que foi feita aqui). “Aiii mas está tudo em inglês”… é gente, mas faz um esforcinho ai, traduz no google tradutor que vai dar tudo certo, a receita vale a pena. A Elisabeth não usou queijo feta pq ela não tinha, então colocou o que ela tinha na geladeira e mesmo assim a torta ficou divina, então não precisa surtar caso não tenha tá? Dá uma substituída consciente (obviamente não colocando coisas totalmente opostas a receita) que também vai funcionar.

Segunda receita é de outro site, também muito bom e utilizado constantemente nas refeições mais elaboradas aqui, que chama Smitten Kitchen. Já passei um bom tempo percorrendo o site e olhando as receitas, tem uma melhor que a outra. E a receita que eu vou mostrar pra vocês é a desse bolo lindo da foto abaixo.

Imagem

Bolo de Cenoura com cobertura de Cream Cheese

Mas esse bolo de cenoura, diferente da nossa receitinha básica no Brasil, leva nozes, gengibre, canela e outras coisitas mais que deixam ele divino. Na receita que foi feita aqui foi colocado também algumas amêndoas na receita e ficou muito bom. No site eles estão falando como se fosse para fazer cupcakes, mas as quantidades são as mesmas para fazer igual a esse da foto. Para ele ficar grande assim, ele foi assado em duas partes iguais e depois de recheado, uma sobrepôs a outra. Novamente vale a pena o esforcinho para traduzir a receita, e lembrem-se de fazer alguns pequenos ajustes caso não encontre algum nos ingredientes.

A última dica de hoje já é mais local e vai ficar restrita às pessoas que vierem pra Itália, mais precisamente para Roma. Ontem depois de um dia longo de trabalho e trânsito para ir até Roma fazer umas coisas, o querido do Stefano (nascido e criado em Roma) fez a gigante gentileza de me apresentar, o que segundo ele, é a MELHOR gelateria de Roma. Ele insistiu muito nisso e falou que se eu não gostasse poderia fazer minhas malas e ir embora andando até o aeroporto mais próximo. Como eu não sou boba nem nada e tenho um certo vício por sorvete (acredito que por conta da minha mãe ter se acabado de tanto tomar sorvete quando estava grávida de mim), peguei quatro sabores e um potinho consideravelmente grande para experimentar essas delícias da Il Gelato de San Crispino e posso afirmar com toda a certeza que foi o melhor sorvete que eu já tomei nessa minha curta vida. Todos eram deliciosos, mas o de chocolate ganhou meu dinheiro, meu paladar, meu sabor, minha vinda até a Itália… tudo. Foi simplesmente amor e só isso. Portanto, fica para vocês futuros turistas essa minha dica, e. outra também muito importante. Essa gelateria já tem várias franquias, inclusive em Roma tem várias lojas, poréééém, a loja matriz que fica na Via Acaia, número 56, é mais barata do que as outras.

Se deliciem. Nem preciso falar sobre os quilos que irei levar comigo da Itália né?!

Momento risada do dia de ontem: enquanto estávamos na gelateria e eu perdida em todos os sabores disponíveis, decidi que pegaria um potinho bem generoso. Quando o Stefano viu o tamanho do meu “potinho” ele soltou um grito “QUE PORCA!” (que para eles aqui significa uma pessoa que come demais, o que ultimamente eu estou escutando com frequência) e começou a desfilar pela gelateria fingindo que era uma pessoa bem grande e com quadris gigantes dizendo “you will be like this” (você vai ficar assim). Dei risada e soltei um sonoro “I DONT CARE” (eu não estou nem ai). A cara de choque do funcionário solícito da gelateria com o tanto de sorvete que eu iria tomar e com o meu grito foi impagável.

Arrivederci.

One thought on “Delícias gastronômicas

Leave a comment