Deixando a minha Itália

Sempre tive o pensamento de que o mesmo lugar (e até mesmo a mesma experiência) pode trazer diferentes sentimentos para cada pessoa. A forma como cada um vive um país, uma cidade, um museu, enfim… sempre será diferente.

Antes de vir para a Itália, li vários blogs de viagem, assisti vários programas que falavam sobre o país, li livros que mencionavam tudo isso por aqui, vi fotos, fiz de tudo. Mas absolutamente nada se compara a vivência.

A Itália se mostrou diferente para mim, não tive as mesmas sensações que alguns amigos relataram, tive simplesmente a sensação de carinho e aconchego. Talvez por ter ficado a maior parte do meu tempo aqui na fazenda e esse ambiente todo ter sido muito acolhedor, juro que se minha família estivesse por aqui também não faltaria mais nada. Por isso eu digo, hoje é meu último dia aqui na minha Itália.

Hoje vou aproveitar para falar um pouco sobre todas as atividades que eu realizei como WWOOFer aqui, mas devo alertar o seguinte, essas atividades correspondem ao mês de Março do ano de 2014 com uma pessoa em particular (eu, obviamente). Como já disse as experiências podem ser diferentes no mesmo lugar e até o momento só posso dizer do que eu vivi e como vivi.

Como eu já disse por aqui, essa fazenda que estou, além das oliveiras (que lá pra Outubro, Novembro começam a dar frutos) e obviamente da produção de azeite, eles possuem o Agriturismo que é uma pequena pousada de seis quartos e também são responsáveis por organizar e gerenciar as rotas de trekking da região. Todas essas ocupações geram atividades diversas para quem está aqui como voluntário, e isso foi ótimo para mim, assim não cai na rotina.

Sem mais delongas, vou listar quais foram as minhas atividades:

– Jardinagem.

– Construir uma cerca para os Burros pararem de fugir.

– Trabalhos na horta para limpeza.

– Construir uma pequena horta.

– Cortar grama.

– Ajudar na cozinha (o que inclui lavar muita louça, mas eles tem uma máquina maravilhosa e super útil para isso)

– Ajudar a preparar os quartos para os hóspedes (isso foi só uma vez, eles tem uma pessoa que faz isso)

– Preparar o café da manhã para os clientes.

– Babá (eles tem uma filha de quase três anos que foi com a minha cara, então às vezes esse trabalho foi necessário, o que eu adorei!)

– Ir para a montanha ajudar o Stefano com as marcações para os turistas. (Essa parte foi a que eu mais amei, passar o dia na montanha conhecendo lugares incríveis e fazendo vários caminhos tensos de Land Rover foi sensacional).

Isso foi o que basicamente me ocupou durante esse mês, e sempre fui acompanhada por alguém que me explicava o trabalho e me dava os instrumentos corretos para realiza-los.

Fora o item “lavar a louça” todo o resto desta lista foi novidade para mim. Eles tiveram a paciência de me explicar tudo, e eu tive a boa vontade de aprender rápido e da melhor maneira possível para não ser um estorvo e sim uma ajuda.

Como eu disse anteriormente, isso é relativo há esse mês e dependendo da época do ano as atividades mudam por aqui, principalmente mais para o final do ano quando o trabalho com as oliveiras começa a ser mais frequente e nessa época existem vários voluntários por aqui.

  •  Para quem se interessou pelo lugar e quer vir como WWOOFer

Acesse o site do WWOOF Itália com o seu cadastro e vá até a lista online. Após isso clique em Lazio e depois em Rieti. Eles estão no final da primeira página com o seguinte nome: Fiume Farfa Soc. Coop. Agricola arl.

Alimentação: Eles são vegetarianos e todas as refeições são feitas com todo mundo junto, mas caso você queira comer algo diferente em outro lugar um dia ou outro, ok, é por sua conta.

Quarto: Existe a opção de ficar no quarto que eu estou agora que é ao lado da casa deles. Tem um pequeno banheiro, frigobar e é uma graça. Outro ponto super positivo é o pôr-do-sol que tem por aqui, lindo todo dia. Outra opção é ficar no Agriturismo em um dos quartos disponíveis. Lá o quarto é maior e cabe até mais pessoas.

Eles precisam de ajuda durante o ano todo!!

  • Para quem se interessou e quer vir passar uns dias como turista.

Assim como eles são ótimos em receber voluntários, são melhores ainda para receber os clientes. O lugar é uma graça e super na natureza. Vale a pena vir com a família, em casal, sozinho, com a turma, com o papagaio… Para quem gosta de trilhas, rio e natureza o lugar é super bem localizado e ainda tem várias cidadezinhas bem italianas aqui ao redor que da pra ir visitar.

É uma opção diferente da agitada Roma e mesmo assim fica perto de lá. Roma está a uma hora e meia de carro daqui e para quem quiser vir de trem, é só pegar o trem para Fara Sabina na estação Tiburtina em Roma que eles buscam na estação de Fara Sabina (que fica à uns 20 minutos de carro de Mompeo), o bilhete do trem não custa nem 3 euros, bem baratinho.

A estadia aqui é em torno de 40 euros por pessoa e por noite, inclui o café da manhã que é bem servido também e cheio de coisas preparadas pela Elizabeth. Para quem deseja almoçar ou jantar aqui, tem que pagar a parte 25 euros por pessoa e a Elizabeth irá cozinhar uma bela refeição italiana e vegetariana. (Informações referentes ao mês de Março de 2014, os valores estão sujeitos a alteração)

Acesse o site deles clicando neste link . E aqui neste link a página deles no Facebook. 

P.S: o azeite produzido por eles é absurdamente maravilhoso, comi todo santo dia enquanto estava aqui e estou levando um galão de 3 litros pra casa!! Vale a pena comprar quando vier. As olivas usadas para a fabricação do mesmo são de oliveiras com idade aproximada de 2000 anos. Pura história engarrafada!!

Esse mês aqui na Itália foi especial de diversas maneiras, viajar sozinha, descobrir outro país vivenciando sua forma mais crua e natural, fazer parte das atividades e da rotina de uma família linda que só me trouxe alegria e aprendizado… tantas coisas que não tem como e nem porque ficar falando aqui, é experiência e pronto. 

Imagem

 

Esse é o Farfa que percorre aqui pertinho do Agriturismo, dá até pra escutar a água passando lá da pousada.

Imagem

Vista do caminho entre meu quarto e a pousada.

Imagem

 

Mompeo é esta cidadezinha no topo da colina.

Agora que venha a sonhada França pra encher meu coração e a minha vida com mais alegria e evolução.

Arrivederci e Grazie

 

 

6 thoughts on “Deixando a minha Itália

  1. Flávia, que experiência maravilhosa você acaba de fazer na terra de nossos antepassados. Apreciei, saboreei todos os seus comentários e reflexões. Só me resta lhe desejar uma boa viagem em direção a ” la douce France”. Atenção, querida, porque agora vai ter que trocar o “Grazie” pelo “Merci”, o “scusa” pelo “pardon”, o “bongiorno” pelo “bonjour”. São palavras que a gente mais usa no dia a dia não é verdade?
    Que Deus continue acompanhando-a nesta viagem ao encontro do “diferente” que afinal a conduz para “dentro de si mesma”. Aproveite ao máximo estas duas aventuras.
    Beijos
    Jeni

  2. Oi, tudo bom? Parabéns pelo blog!
    Tenho umas dúvidas: você se comunicava em italiano com a família ou em inglês?
    Eu moro em Dublin e to planejando ir à Itália para aprender italiano, daí conheci o WWOOF e fiquei muito interessada, Você indicaria pra quem quer aprender a língua? Dá pra ficar 2 meses na mesma fazenda? Obrigada!

    • Oii Laisa, tudo bom e com vc? Obrigada!! Então,meu me comunicava em inglês pq não sabia italiano, mas é possivel aprender sim, eu aprendi varias coisas e nem tive que me esforçar muito hahaha acho que é uma maneira legal de aprender não só a língua como muitas outras coisas. Quanto ao tempo de estadia depende de fazenda pra fazenda. Nessa que eu fiquei acredito que seria possivel sim, ja em outras vc teria que comversar com os proprietarios. Espero ter ajudado. Beijão

      • Lembre-se sempre de entrar em contato com alguém que ja tenha ido como wwoofer para essa determinada fazenda, assim vc não entra em enrascadas!! Boa sorte e ótima experiência. Beijão

Leave a comment