Trabalho e Cultura

Agora que já estou bem instalada e já conheço as redondezas, chegou a hora de trabalhar e ajudar por aqui. Além da plantação de olivas eles também tem um lugar chamado Agriturismo onde eles recebem hospedes por uns dias. Alguns vêm para fazer as ótimas trilhas da região e outros só para aproveitar o local e a boa comida vegetariana da Elisabeth.

Durante esse final de semana passado tivemos 12 hóspedes, um grupo de casais da Bélgica. Por esses dias, minhas ocupações se limitam a ajudar a Elisabeth com tudo que ela precisa na cozinha, pois tem muito a ser feito.

Sábado pude presenciar um típico dia de um WWOOFer. Acordei cedo para ajudar com o café da manhã que é bem farto e cheio de alimentos feitos pela Elisabeth mesmo, como geleias, yogurts, pães, bolos e muitas frutas. Após isso já começamos a preparar o almoço enquanto os hóspedes faziam uma trilha guiada na montanha.

Como haviam muitas coisas no almoço o trabalho foi grande. Olha só o tanto de variedade que a Elisabeth preparou.

Imagem

Aí tem de tudo, queijo de carneiro, cenoura cozinha no azeite, cebola caramelizada, batatas com ervas, pão de espinafre, alcachofras cozidas, omelete com legumes e mais queijo.

E de sobremesa, um belo bolo de chocolate Belga…

Tenho que admitir que essa vida de vegetariana não esta nada difícil, e olha que eu sou carnívora desde sempre!

Logo após o almoço, por volta das três horas, saímos todos para um passeio em Rieti, uma “grande” cidade há uns 30 minutos daqui.  Fomos conhecer o aqueduto subterrâneo da cidade. O passeio é incrível e cheio de informações importantes sobre a cidade, como por exemplo:

– Rieti é a cidade mais rica em água da Europa e em 1927, Mussolini decidiu que parte desta água deveria ser destinada à Roma. Com isso, ele incluiu Rieti ao estado de Lazio (mesmo de Roma) e construiu um enorme cano que leva diariamente à capital do país 85% de toda a água que eles usam durante o dia. É muita água, pra muita gente!!

– Rieti é considerada o centro da Itália, conhecida também como o “umbigo” do país.

– Já foi a cidade residencial de muitos Papas.

– Era um dos lugares favoritos de São Francisco de Assis quando ele desejava ficar mais isolado e dizem que foi aqui que ele escreveu os mandamentos dos franciscanos.

Imagem

Depois dessa introdução e da explicação da nossa guia (Rita Giovanelli), fomos para dentro dos aquedutos apreciar as construções Romanas e Etruscas. Essas galerias levam até o subterrâneo medieval do palácio Vecchiarelli que pertenceu a uma família muito rica e importante. Essas galerias também foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial para abrigo das bombas. Já aconteceu tantas coisas e tanta gente já morreu dentro deste lugar que não consigo nem imaginar. Quem projetou esse palácio e algumas partes do subterrâneo foi o arquiteto suíço-italiano Carlo Maderno, o mesmo responsável pela fachada e nave longitudinal da Basílica de São Pedro.

Absolutamente incrível, tanto as explicações quanto a vista de toda essa arquitetura projetada há tanto tempo e ainda tão viva.

Após terminar o tour nesta parte subterrânea, paramos em um dos cafés da cidade para nos aquecermos com um cappuccino e fomos diretamente para um restaurante onde terminaríamos nossa noite.

O restaurante se chama La Fontanella e fica em uma fazenda onde tudo que é servido lá, também é produzido ou criado neste mesmo lugar, inclusive toda a parte de carnes, salames e linguiças.

Imagem

Assim que chegamos, Vincenzzo (dono do local) nos levou para conhecer o lugar onde prepara todas as linguiças, salames e tudo mais que der pra ser embutido. Claro que houve uma degustação de cada uma acompanhada por pão italiano e frisante.

Já tendo visto todos os produtos fabricados por eles, nos sentamos a mesa e começamos a jantar. Para aqueles que escolhiam comer carne, era possível ir até onde ficam todas as opções e escolher qual pedaço, que tamanho e de que maneira ele deveria ser preparado. Quando eles chegaram eu fiquei agradecida por não ter pedido a carne, pois eram pedaços gigantescos e eu jamais conseguiria lidar com tudo aquilo!

Enfim, assim se foi um dia de trabalho regado a muita comida boa e muita cultura.